2º Seminário de Bibliotecas Escolares do Maranhão (SEBE/MA) – Primeiro Dia

2º Seminário de Bibliotecas Escolares do Maranhão (SEBE/MA) – Primeiro Dia

Hoje, às 9h, deu-se início ao aguardado 2º Seminário de Bibliotecas Escolares do Maranhão (SEBE/MA), um evento que promete impulsionar o desenvolvimento das bibliotecas em nosso estado. Realizado pelo Departamento do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 13ª Região (CRB13), reuniindo personalidades de destaque na área da educação e biblioteconomia local.

Tivemos a honra de contar com a presença ilustre de diversos palestrantes, entre eles a Bibliotecária Rachel de Fátima, da Coordenação do Livro – SEMED, o Vereador de São Luís Eni Ribeiro, o Presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, Roberto Mauro Gurgel, a Secretária Adjunta de Educação do Estado, Nadya Dutra, o Diretor Pedagógico do IEMA, Abenaias Almeida, a Conselheira Federal (CFB) e Profa. Dra. do Departamento de Biblioteconomia, Aldinar Bottentuit,Mediadora da atividade à Profa. Dra. Mary Ferreira, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA; Profa. Dra. Leoneide Martins, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA e Coordenadora da Comissão de Bibliotecas Escolares do CRB13; Bibliotecária Michelle Pinto, Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB13 e do Promotor Eduardo Borges Oliveira, coordenador do CAO Educação, do MPE-MA.

Durante o primeiro dia do SEBE/MA, foram discutidas questões cruciais relacionadas às bibliotecas no estado do Maranhão, como a carência de políticas públicas eficazes, a falta de bibliotecários na rede pública de ensino, acervos desatualizados e diversos outros desafios que afetam a qualidade da educação pública e, consequentemente, nossos indicadores de leitura e escrita.

Neste evento significativo, assumimos compromissos políticos para estabelecer parcerias entre o poder público, o legislativo e as instituições da classe bibliotecária e formativas. Juntos, buscaremos construir uma agenda pública para debater estratégias que atendam à Lei n. 12.244/2010, que trata da universalização de bibliotecas nas instituições de ensino público e privado.

Convidamos todos os bibliotecários, bibliotecárias, estudantes, professores e gestores da educação a participarem do segundo dia do evento, que ocorrerá amanhã, dia 19/10/2023, às 9h, no canal do GEPPLEM no YouTube. Lá, teremos a mesa redonda “Políticas Públicas para Bibliotecas Escolares: articulação para o fortalecimento da educação com qualidade social.” Não percam esta oportunidade de contribuir para o fortalecimento das bibliotecas escolares em nosso estado!

Link para o evento ao vivo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vBtSghMhK28

Junte-se a nós nessa missão de melhorar a educação em nosso Maranhão! 📖🎓

SEBEMA #BibliotecasEscolares

EducaçãoNoMaranhão

CRB13

CFB

SistemaCFBCRBs

IEMA

Você também pode gostar...