Celebração dos 30 anos do PET de Biblioteconomia

PROJETO “30 ANOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL-PET NA UFMA”

O Programa de Educação Tutorial-PET, assim denominado a partir de 2004, foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, inicialmente com o nome Programa Especial de Treinamento-PET. Em 1999, foi transferida a sua gestão para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior-DEPEM.
O PET na Universidade Federal do Maranhão-UFMA foi criado em 1988, contando, inicialmente, com 4 (quatro) grupos pioneiros: Biblioteconomia, Biologia, Ciências Sociais e Direito. Tal programa vem ao longo desses trinta anos de existência atuando no desenvolvimento de ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão, com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar de maneira global o aluno, assumindo a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.
Assim, torna-se necessária a comemoração dos trinta anos dos grupos PET na UFMA, tendo em vista a formação de uma parcela significativa de alunos com merecido destaque na graduação, na pós-graduação e em suas atuações profissionais.

Objetivo: Congregar ex-tutores, ex-petianos, tutores, petianos, coordenadores, professores e alunos de graduação com vistas a demarcar os 30 anos de atuação dos grupos PET na UFMA.

Público-alvo: ex-tutores, ex-petianos, tutores, petianos, coordenadores, professores e alunos de graduação dos grupos PET/UFMA.

Período de realização: 8 e 9 de maio de 2018

Local: Auditório Central da UFMA

PROGRAMAÇÃO

Dia 8 de maio de 2018

8:00 horas – Mesa de abertura (Reitora, Pró-Reitores, Diretora do DEDEG, Coordenadores de Curso dos Grupos PET) 30 min.
Intervalo de 30 minutos com transmissão de vídeos de ex-petianos
9:00 horas – Conferência “Processo histórico de consolidação dos grupos PET na UFMA” (ex-tutores de Biblioteconomia, Biologia, Ciências Sociais e Direito)
Intervalo de 30 minutos com transmissão de vídeos de ex-petianos
11:00 horas – Homenagens aos primeiros tutores e alunos dos grupos PET Biblioteconomia, Biologia, Ciências Sociais e Direito
Mostra da produção científica dos grupos PET: Hall do Auditório Central

Dia 9 de maio de 2018

8:30 horas – Mesa “Desafios e perspectivas do Programa de Educação Tutorial na atual configuração social, política e econômica do país” – Conferencistas: Profª Drª Arlete Borges(ex-tutora do PET/Ciências Sociais) e Amanda Cristina Bezerra Drumont (integrante do Grupo PET Conexões de Saberes em Direitos Humanos)
Intervalo de 30 minutos com transmissão de vídeos de ex-petianos
Mostra da produção científica dos grupos PET: Hall do Auditório Central
10:30 horas– Coquetel e encerramento

Você também pode gostar...