Sobre o CRB 13

O Conselho Regional de Biblioteconomia tem como objetivo básico fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário (a) e contribuir para o aprimoramento da área e de seus profissionais.

O CRB13 tem participado de discussões importantes na área, principalmente naquelas que tratam de bibliotecas, participando inclusive da construção do Plano Municipal de Cultura de São Luís com representação no Fórum de validação do referido plano. Também tem participado como parceiro nas atividades promovidas pela Biblioteca Pública Benedito Leite no fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, contribuindo assim para o desenvolvimento e fortalecimento do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas na perspectiva de formar uma base sólida de construção de um diálogo permanente com o poder público. Nesse sentido, já provocou por diversas vezes as autoridades da área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em São Luís (seus representantes como secretários de cultura e de educação) para discutirem a situação atual desse segmento e dos respectivos equipamentos culturais em todo o Estado.

Estrutura Organizacional e Competências

O Regimento Interno do Sistema CFB/CRBs foi recentemente aprovado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB, por meio da Resolução CFB nº 179/2017, conforme disponível abaixo, revogando o anterior de 2015 (Resolução CFB nº 155/2015).

Regimento Interno Sistema CFB/CRBs

Atribuições dos CRBs – art. 23

Atribuições dos Conselheiros – arts. 59 a 66

Atribuições das Diretorias dos Conselhos – art. 74

QUEM É QUEM na atual gestão (14ª)