Confira as atividades realizadas durante a IV Semana do Bibliotecário de 2019

O CRB13 em parceira com o Departamento de Biblioteconomia da UFMA e a Casa de Cultura Josué Montello, realizou de 11 a 15 de março, a IV Semana do Bibliotecário de 2019. O evento contou com uma vasta programação de atividades de celebração do Dia do Bibliotecário e comemorações dos 50 anos do Curso de Biblioteconomia e conquista da nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A programação iniciou na segunda-feira, 11, às 9h com um café da manhã no jardim da Biblioteca Pública Benedito Leite. Após o café, foi a vez da intervenção artística do Grupo Batucada Literária, performance executada pela equipe de Mediadores e jovens participantes de atividades culturais da Rede de Bibliotecas Comunitárias Ilha Literária. A diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento, destacou a relevância do trabalho desempenhado pelos bibliotecários para a consolidação de uma sociedade leitora e a presidente do CRB 13, Leoneide Martins, também enfatizou o empenho da categoria na luta em prol das bibliotecas escolares com bibliotecário, conforme exige a lei.

A noite no Centro de Convenções da UFMA, Cidade Universitária, houve a colação de grau especial, os formandos de 2018.2 convidaram todo corpo docente para ser patrono da turma Cônego José de Ribamar Carvalho, uma homenagem ao Jubileu de Ouro de Biblioteconomia.

No dia 12 de março, as comemorações do Dia do Bibliotecário iniciaram às 8h e 30min. com a recepção aos Calouros do Curso de Biblioteconomia da UFMA. A recepção contou com a apresentação do Curso pelos representantes do D.A, palavras de boas vindas do corpo docente e finalizou com lanche e sorteios de livros.

No turno vespertino, realizou-se a Mesa de Diálogos: Experiências Exitosas na área de Bibliotecas Escolares, no Auditório do Palácio Cristo Rei da UFMA,  a abertura da atividade contou com as presenças da presidente do CRB 13 Leoneide Martins, a coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UFMA, Aldinar Bottentuit, a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, a supervisora de Recursos e Espaços Pedagógicos, Ana Neri Santos da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão e coordenadora do Livro Didático Rachel de Fátima Ribeiro Serra.

 

Após a abertura, iniciou-se a apresentação do Projeto “Remição pela Leitura” no âmbito dos estabelecimentos penais do Maranhão por Thabada Louise da Silva Almeida, Supervisora de Educação e o colaborador Jaime Lima de Almeida, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Após as falas dos representantes da SEAP, o professor Wilson Chagas, gestor no Centro de Ensino Maria José Aragão, no bairro Cidade Operária, em São Luís, relatou as atividades culturais que permitiram mudar a realidade da comunidade escolar mediante projetos que integram linguagens artísticas. Na sequência, a bibliotecária Hellen Leiriany Martins Torres de Paula, apresentou os programas sociais e culturais desenvolvidos pelas Bibliotecas do Serviço Social do Comércio (SESC). Logo em seguida, a bibliotecária coordenadora do Livro Didático Rachel de Fátima Ribeiro Serra, apresentou o projeto de revitalização das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação.

Na quarta-feira, 13, o corpo docente se reuniu para um almoço de comemoração do jubileu de ouro e a conquista da nota máxima (5) na avaliação do MEC. Dando continuidade às festividades, em 15 de março, às 17h, houve lançamento do segundo volume da coletânea de crônicas de Josué Montello (Escritores Maranhenses: 1966-1993) e a exposição “A nova aparência do lixo’, do artesão, escultor e escritor Antônio Melo na Casa de Cultura Josué Montello. A partir das ações desenvolvidas, a 4ª edição da Semana do Bibliotecário de 2019,  objetivou integrar diversas atividades comemorativas e estabelecer um espaço para relatos de experiências  de democratização da de leitura e produção de conhecimento no estado do Maranhão. 

Na mídia.

Confira publicações sobre a IV Semana do Bibliotecário de 2019.

Fotos da Abertura no Site da Biblioteca Pública Benedito Leite:

http://www.cultura.ma.gov.br/bpbl/index.php?page=foto_estendida&id=111

Portal da UFMA:

http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=53740

Agência de Notícias do Governo do Estado:

http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/politicas-sociais/programacao-especial-na-casa-josue-montello-reuniu-academicos-pesquisadores-artistas-e-estudantes

Você também pode gostar...