Dia internacional da Educação – 24 de janeiro

Imagem: Divulgação/Canva

Dia internacional da Educação – 24 de janeiro


Hoje é dia internacional da educação e o profissional de Biblioteconomia tem um papel fundamental no processo de educar o cidadão. O bibliotecário contribui com a educação orientando os alunos de todas as faixas etárias quanto ao acesso a material informacional, indicando as fontes de pesquisa, intermediando o acesso a fontes impressas de informação disponíveis nas demais unidades de informação sejam elas físicas ou virtuais, faz buscas de acordo com as necessidades dos alunos, auxilia na busca e acesso a bases de dados e bibliotecas, capacita no uso dos recursos e faz os treinamentos das fontes de informação (SPUDEIT, 2009), o “[…] bibliotecário enquanto mediador da leitura, por sua vez, não forma apenas um leitor, ele ajuda a criar condições para que o indivíduo se sinta capaz de compreender as ações do meio em que vive. É um cooperador na construção do leitor […]” (COSTA, 2019). O BIBLIOTECÁRIO é indispensável no apoio a educação potencializando-a seja no presencial ou virtual, tendo em vista o cenário atual de pandemia pelo SARS-CoV 2 (COVID-19). Para o sucesso de qualquer profissional, a educação é fundamental! E o bibliotecário tem muito a contribuir para esse futuro próspero.

#crb13 #maranhao
#cfb

Referências:

COSTA, Aline Cristina Chanan; SANTOS NETO, João Arlindo dos. O bibliotecário escolar e a mediação da leitura com livro de imagem. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 194-212, jan. 2019. ISSN 1980-6949. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1164/1109. Acesso em: 24 jan. 2022.

SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira; VIAPIANA, Noeli; VITORINO, Elizete. Bibliotecário e educação à distância (EAD): mediando os instrumentos do conhecimento. Revista ACB, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 54-70, dez. 2009. ISSN 1414-0594. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/695. Acesso em: 24 jan. 2022.

Você também pode gostar...