Semana Bibliotecária 2023

Em alusão ao Dia do Bibliotecário, 12 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Maranhão, 13ª Região em parceria com o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, divulga a programação de atividades referentes a classe. O evento ocorrerá nos dias 13, 15 e 17 de março. A abertura será no dia 13, às 17h e contará com a Reunião Aberta “Cartografia social das bibliotecas no Maranhão: o CRB13 na valorização da pessoa bibliotecária e o fomento das políticas de bibliotecas”. A atividade objetiva refletir o panorama atual das bibliotecas do estado e pensar diretrizes para fomento e implantação de políticas de bibliotecas junto a Classe Bibliotecária do Maranhão.

Segue programação de atividades nos dias 13, 15 e 17 de março.

13/03/2023 (segunda-feira) – Local: Palácio Cristo Rei (UFMA)

-17h Mesa de Abertura: Apresentação da 14ª Gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia (13ª Região); Conselho Federal de Biblioteconomia; Departamento e Coordenação do Curso de Biblioteconomia da UFMA.

-17h30 às 20h30 –  Reunião Aberta:

“Cartografia social das bibliotecas no Maranhão: o CRB13 na valorização da pessoa bibliotecária e o fomento das políticas de bibliotecas”

Palestrantes: Cecília Rodrigues (Bibliotecária Fiscal do CRB 13); Dr. Carlos Wellington Martins (Bibliotecário da UFMA, Conselheiro do CRB 13 e Conselheiro Estadual LGBTI+ do Estado do Maranhão)

“Retrato das bibliotecas escolares no Maranhão (2018 a 2022)”

Palestrante:  Profa. Dra. Maria Mary Ferreira  (Departamento de Biblioteconomia da UFMA).

Debatedores: Soraia Raquel Alves da Silva (Presidente do Conselho Estadual de Educação);  Criciele Aguiar Muniz (Diretora do Instituto Estadual de Educação Profissional – IEMA); Fernando Antônio Reis Silva (Assessoria jurídica Conselho Regional de Biblioteconomia – 13a Região); Lindonjonson Gonçalves de Sousa (Promotor de Justiça Especializado na Área de Educação)

Mediação: Ms.  Michelle Silva Pinto (Bibliotecária do IFMA e Presidente do CRB 13).

-20h30 Coquetel de Encerramento.

15/03 (quarta-feira) – Local: Youtube e Instagram do CRB 13

19h – 21h – Oficina: “O Bibliotecário como mediador de leitura na Biblioteca: formando leitores literários”.

Ministrante: Profa. Dra. Leoneide Brito Martins (Professora do DEBIB/UFMA e Bibliotecária do TJ/MA).

17/03 (sexta-feira) – Local: Youtube e Instagram do CRB 13

19 – 21h Palestra: Os bibliotecários no Instituto Federal: identidade, finalidade, função, limites e possibilidades.

Palestrante: Prof. Dr. Marco Antônio Nogueira Gomes (Bibliotecário do IFMA e Professor da UEMA).

Inscrições gratuitas com direito a certificado via plataforma Doity. https://doity.com.br/cartografia-social-das-bibliotecas-do-maranho-o-crb13-na-valorizacao-da-pessoa-bibliotecaria-e-o-fom

Você também pode gostar...